top of page

Concurso  Biblioteca São Francisco

Projeto: 2013.

Equipe: Anita Freire, Carolina Sacconi, Otavio Helena Sasseron e André Portugal Godinho.

 

Este projeto foi elaborado para o Concurso nacional para ampliação da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

 

A proposta arquitetônica da Nova Biblioteca da Faculdade de Direito da USP toma partido dos privilégios de se estar no centro da cidade, ao lado do Largo São Francisco, um dos vértices do triângulo histórico que deu origem à São Paulo e que delimita o lugar tradicionalmente com maior infraestrutura da cidade.

 

Foi feito um esforço de concentrar o programa demandado no edifício anexo, a fim de liberar o edifício original da faculdade e conectá-los, não por uma onerosa via subterrânea ou aérea, mas pelo térreo da cidade, conectando também o novo edifício à malha de bibliotecas existentes no centro e sublimando seu caráter público. 

 

A intervenção no edifício existente procurou se dar de maneira simples, sem grandes obras de construção civil, sem grandes demolições de pilares ou vigas, apenas de alvenarias e lajes, sendo estas em lugares estratégicos.

 

O partido arquitetônico caracteriza-se por subtrações e somas com chapas metálicas perfuradas e amarelas colocadas em lugares onde se deseja colocar alguma intenção e onde o programa arquitetônico demanda maior atenção, como, por exemplo, no térreo, no auditório e nos estudos, estabelecendo de maneira uniforme a linguagem estética e a comunicação visual da biblioteca.

 

 

Rede de bibliotecas do centro e implantação junto a faculdade de diretito São Francisco

Modelo eletrônico

Elevação

bottom of page