
Residência Benedetti |Poços de Caldas|
OBRA CONCLUÍDA
Projeto: 2008.
Obra: 2009 a 2011.
Local: Poços de Caldas, MG.
Equipe projeto: Anita Freire, Georgia Lobo, Patrícia Abud, Pedro Freire e Sílio Almeida.
Equipe de obra: Pedro Paulo
Fotos: Lauro Rocha
Situada na cidade de Poços de Caldas, no bairro Parque Véu das Noivas, a residência foi construída em um lote com acentuada declividade.
O projeto buscou aproveitar o desnível existente da melhor forma possível. Com essa finalidade, foram criados dois muros de arrimo em pedra transversais ao terreno, que formam os patamares que permitem a implantação do projeto.
O programa foi disposto em dois níveis: no primeiro nível, próximo à cota da rua, situa-se um bloco constituído por uma pequena sala e uma garagem para dois automóveis. Nesse mesmo nível, conectado por uma ponte de madeira com estrutura metálica, encontra-se um segundo bloco destinado à área íntima da residência, composto por três dormitórios, banheiros e ampla bancada de estudos.
Entre os dois volumes, um vazio se interpõe; resultante do pé-direito duplo de um jardim interno localizado no nível abaixo. O acesso ao pavimento inferior se dá por meio de uma escada, que sai da mesma ponte que liga os dois blocos. Esse nível abriga os espaços coletivos: sala, cozinha e jardim interno, organizados em um único espaço integrado.
Para contemplar a privilegiada vista da cidade e das montanhas, o fechamento desse nível foi realizado inteiramente com vidro temperado. Um deck de madeira se integra ao ambiente interno, prolongando o espaço de forma a se perder a noção de estar dentro ou fora da casa.
O partido do projeto buscou priorizar os visuais, por isso, com exceção da área de chegada, todos os ambientes contemplam a vista da cidade e das montanhas.
O jardim interno cria um vazio que organiza e articula os dois blocos. Fechado por um teto translúcido, constituído por módulos que possibilitam sua abertura, funciona como uma estufa, esquentando o ambiente em dias de temperaturas mais baixas. Em dias quentes, com a abertura dos módulos, permite que o ambiente se torne mais agradável, devido à ventilação que ocorre por efeito chaminé. Esse jardim propicia excelente nível de iluminação e é também responsável pela adequada e controlada ventilação da residência. Além de uma jabuticabeira e plantas ornamentais, abriga uma horta no alinhamento com a cozinha.
Na cobertura, encontra-se um terraço, cujo acesso é feito por escada metálica externa.
Na escolha dos materiais, foram priorizados materiais e técnicas locais. Um dos exemplos é a utilização de pedra na construção do muro e escada, devido à disponibilidade do material na região e de mão de obra especializada: o Zé da Pedra, exímio artesão da cidade. Para os pisos, foram utilizados ladrilhos hidráulicos produzidos em uma fábrica local.

Vista externa

Vista externa

Vista externa lateral

Residência inserida no bairro

Vista externa

Vista externa lateral

Cozinha

Vista do segundo bloco: no pavimento superior, quartos e bancada de trabalho

Sala e cozinha vistas do jardim

Sala, cozinha e jardim interno

Garagem, sala de entrada e vazio central com jardim de inverno

Cozinha e jardim de inverno

Cozinha

Cozinha, sala e jardim de inverno

Jardim de inverno

Sala e cozinha, vista noturna

Vista do jardim interno

Vista externa do deck

Vista da casa a partir da rua

Vista da cobertura

Vista da garagem e da iluminação zenital

Vista da sala de entrada

Vista da sala de entrada e vazio central

Vista da sala de estar

Vista da garagem e sala de entrada

Vista da sala e da cozinha integrados

Vista do banheiro e da bancada de trabalho

Vista externa da casa a partir do bairro

Vista da garagem

Vista da sala para o deck externo

Vista da cozinha para a sala

Vista da sala a partir do jardim interno

Vista do quarto

Vista da escada de acesso à cobertura




Vistas externas: entrada da garagem, corredor lateral, cobertura e escada de acesso




Vistas internas: bancada de trabalho, acesso aos quartos, banco da sala de chegada e sala

